Anuncio topo

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A Primeira Guerra Mundial

Ocorre entre os anos de 1914-1918, tendo suas raízes no final do século anterior.
Na preparação da Primeira Grande Guerra participaram as principais potências imperialistas, que tinham como objetivo a repartição do mundo, com o intuito de garantir matéria-prima, mão de obra e mercado consumidor para sua produção industrial.
A Inglaterra dominava os mercados, seguida pela Alemanha. Para facilitar o transporte de petróleo do golfo pérsico aos mercados Ocidentais, o governo da Alemanha projetou a construção de uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Os ingleses se opuseram a esse projeto pois traria dificuldades para o comércio do país com suas colônias.

Política de Alianças
Devido a assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos blocos políticos que conduziram a Primeira Guerra Mundial, sendo eles:
  • Tríplice Aliança - liderada pela Alemanha, composta também pela Áustria e Itália (que posteriormente troca de bloco);
  • Tríplice Entente - liderada pela França, composta por Inglaterra, Rússia e EUA (a partir de 1917).
Política armamentista em defesa da " Paz Armada"
No começo do século XX, os países ricos europeus propugnavam pela paz. Mas, ao mesmo tempo, estimulavam a indústria de armamentos e recrutavam cada vez mais civis para aumentarem seus contingentes militares. O militarismo crescia e a possibilidade de acordos para manutenção do equilíbrio entre as nações se tornava cada vez mais difícil. A disputa pela supremacia e os focos de tensão já existentes conduziram os países da Europa à corrida armamentista.

Crise dos Bálcãs
A crise dos Bálcãs ocorreu devido ao aumento da rivalidade entre a Áustria-Hungria e a Sérvia, devido ao império Austro-Húngaro ter anexado dois Estados eslavos ao seu território, impedindo a formação da Grande Sérvia, que visava obter uma saída para o mar Mediterrâneo.
Durante essa crise ocorre o estopim que desencadeia a Primeira Guerra: o arquiduque Francisco Ferdinando, futuro governante do império Austro-Húngaro, e sua esposa são assassinados em uma visita a Sarajevo, na Bósnia. Um mês após, os austríacos declaram guerra à Sérvia, que conta com apoio da Rússia.
Devido a política de alianças, o conflito nos Bálcãs acaba envolvendo países europeus. A Itália entra na guerra a lado da Entente, mudando de lado devido a promessa da Inglaterra de lhe conceder os territórios irredentos, que não conseguiram conquistar da Áustria desde o período de unificação.
O Japão adere aos Aliados, interessado nas possessões alemãs no Oriente.

Mapa da Europa antes da Primeira Guerra

Fases da Guerra

    1. Guerra de Movimentação dos Exércitos:
As forças em conflito apresentam um certo equilíbrio. Durante essa fase, a Inglaterra decreta o bloqueio naval à Alemanha e aos seus aliados. Enquanto isso, a França conseguia deter o avanço alemão sobre Paris, na Batalha do Marne.

    2. Guerra das Trincheiras (1915-1917):
Os avanços são poucos, os países aliados tratavam de garantir suas posições estratégicas. A indústria armamentista cresce e novos recursos tecnológicos bélicos dão utilizados, como submarinos e aviões. Tanques e metralhadoras são utilizados em grande quantidade.
 
    3. Guerra de Movimentação - 2a parte (1917-1918):
Nessa fase ocorrem mudanças significativas na posição dos países aliados, que definiram o fim da guerra. A Rússia se retirou do conflito devido à Revolução Socialista que ocorria no país; os Estados Unidos entram no conflito ao lado da Entente.
Com a saída da Rússia, a Alemanha e o Império Austro-Húngaro puderam lançar toda a sua ofensiva contra a França. Reagindo a essa ameaça, os Aliados enviaram uma maciça ajuda militar aos franceses, o que fez com que as tropas alemãs recuassem. Era o princípio do fim da guerra.

Armistício de Compiègne
Tratado assinado entre os Aliados e a Alemanha, em novembro de 1918, onde os alemães foram obrigados a desocupar o território ocidental europeu, a entregar o armamento bélico pesado, libertar os prisioneiros de guerra e pagar indenizações.

A Conferência de Paris
Reunião das potências vencedoras da guerra com intuito de impor penas pesadas aos derrotados. Dentre os tratados assinados durante essa conferência, o mais importante deles é o Tratado de Versalhes. Nele a Alemanha é considerada a única responsável pela eclosão da guerra, sofrendo duras penas. O Tratado de Versalhes obrigou a Alemanha a:
  • Entregar suas colônias e vários outros territórios alemãs na Europa, dentre eles: Alsácia-Lorena, restituída à França; o Porto de Danzig; e o Corredor Polonês, o que dividiu a Alemanha em duas partes;
  • Entregar a maioria dos navios bélicos à França, Bélgica e Inglaterra;
  • Reduzir seu exército a apenas 100 mil homens;
  • Desmilitarizar a região da Renânia, limítrofe entre Bélgica e França, cujo objetivo era evitar possíveis agressões;
  • Indenizar os aliados da Entente, já que foi considerada a única responsável pela guerra.
As severas condições impostas por esse tratado leva a Alemanha a uma crise econômica, o que possibilitou o surgimento e ascensão do movimento nazista, que defendia o nacionalismo extremado, levado as últimas consequências. Enquanto isso, crescia a indústria bélica. A Alemanha se transformou num barril de pólvora, o que culminou na Segunda Guerra Mundial anos depois, com a ascensão de Hitler ao poder.

Consequências da Primeira Guerra
  • A Europa perdeu 10 bilhões de pessoas e ficou com 40 milhões de inválidos;
  • O desemprego se acentuou nos países europeus;
  • Os campos destruídos afetaram a produção agrícola. Portos e estradas arrasados prejudicaram o comércio e as cidades ficaram arruinadas;
  • Aumentou a participação de mulheres no mercado de trabalho;
  • O liberalismo econômico foi abalado;
  • Houve avanço de ideias socialistas; avanço e fortalecimento do nacionalismo;
  • Os Estados Unidos se tornaram a primeira potência mundial, com a eminente decadência econômica europeia;
  • O Império Britânico entrou em declínio; 
  • Os impérios aristocráticos desapareceram: Austro-Húngaro, Alemão, Russo e Turco; casas reais da Áustria e Alemanha caíram;
  • Houve um surto de industrialização no Brasil;
  • Nova corrida armamentista;
  • Sentimento de revanchismo alemão devido as punições impostas pelo Tratado de Versalhes, ampliado pelo nazismo, o que culminou na Segunda Guerra Mundial. 

Mapa da Europa após a Primeira Guerra.


Um comentário: