Anuncio topo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Renascimento

O Renascimento foi um movimento artístico-cultural ocorrido na Europa, durante os séculos XV e XVI, em decorrência do desenvolvimento econômico.Foi um movimento burguês, de renovação cultural, que passou a adotar o homem como o centro dos acontecimentos.Teve início na Itália, posteriormente espalhando-se por outros países. Era protegido e patrocinado pela burguesia e realeza, que possuíam recursos suficientes para bancarem as atividades artísticas. A burguesia começou a construir grandes palácios, decorados por escultores e pintores que interpretavam as aspirações da classe burguesa em suas respectivas obras.

Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli

Características Renascentistas
  • Antropocentrismo: o homem passa a ser a medida de todas as coisas; oposição ao teocentrismo medieval, deslocando Deus no centro do universo.
  • Classicismo: valorização da literatura, língua e artes da era clássica, latim e grega, que serviam como inspiração aos artistas renascentistas.
  • Naturalismo: representação das coisas e objetos da forma mais fiel possível a sua natureza, não levando em consideração estilizações ou conceitos já existentes sobre os mesmos.
  • Humanismo: movimento intelectual e literário que buscava a valorização do homem, a partir da tradição clássica antiga grego-romana.
Fundamentos humanistas 
  • Valorização do homem: o homem era protagonista da sua própria história, uso do livre-arbítrio.
  • Razão frente à revelação: uso do raciocínio lógico e do método da experimentação para atingir o conhecimento pleno.
  • Inspiração na tradição clássica grego-romana: uso de textos e dos princípios artísticos clássicos como modelo de produções.
  • Criticismo: defesa da liberdade do homem, através da leitura crítica da realidade social, cultural e histórica.
Principais humanistas
Dentre os humanistas, destacaram-se:
  • Dante Alighieri: autor da "Divina Comédia", onde retrata uma viagem ao Inferno, ao Purgatório, até chegar ao Paraíso;
  • Thomas Morus: autor da "Utopia", onde imagina uma organização sociopolítica ideal.
  • Petrarca: autor do poema épico " De África", que aborda sobre a Segunda Guerra Púnica.
  • Erasmo de Roterdã: autor do "Elogio da Loucura", que crítica os excessos da sociedade, como o fanatismo, superstições e abusos do clero. Propôs a reforma da Igreja Católica; defendia a liberdade do pensamento e a tolerância.
  • Nicolau Maquiavel: um dos principais humanistas da época renascentista, poeta, pensador, diplomata e político. Autor de "O Príncipe", que expõe e analisa os fundamentos do Estado moderno. Em sua obra, o personagem central tinha permissão de usar qualquer artifício para conseguir obter os resultados que desejava para seu Estado. Daí então, surge a frase: "Os fins justificam os meios", logo, ele poderia utilizar qualquer meio para conseguir impor sua autoridade.
O Renascimento Italiano nas artes
Na cidade de Florença, no início do século XV, arquitetos como Filippo Brunelleschi, defendiam que a primeira qualidade do homem é a inteligência. Além da arquitetura, Brunelleschi trabalhou como escultor ao lado de Donatello, indo até Roma para estudar monumentos antigos. Projetou a cúpula do Batistério de Santa Maria del Fiori, em Florença.
Donatello foi um escultor italiano e em suas obras notam-se o monumentalismo, o individualismo e a expressão psicológica.
Sandro Botticelli fica marcado por sua gloriosa representação do "Nascimento de Vênus", e encerra a escola pictórica de Florença.
No século XVI, artistas de Florença inauguraram uma nova tendência artística em Roma. A arte perde o ar de leveza e simplicidade, se transformando em obras luxuosas.
Leonardo da Vinci e Michelangelo, ambos florentinos, também foram para Roma. Da Vinci preocupou-se com novas técnicas de pintura, retratadas brilhantemente na "Santa Ceia" e na "Mona Lisa" (Gioconda).

Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Michelangelo, por sua vez, se imortalizou na pintura com a decoração do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Suas esculturas de Moisés, David e Pietá, também deixaram um legado único para a humanidade.

Teto da Capela Sistina - Vaticano

O Renascimento se expande na Europa
Nos países europeus os principais artistas renascentistas que mais se destacaram foram:
  • Portugal - Luís Vaz de Camões, com a epopeia portuguesa " Os Lusíadas"; Gil Vicente, com "Auto da Alma" e "Barca do Inferno".
  • Inglaterra - William Shakespeare, dramaturgo imortalizado com obras como "Romeu e Julieta", "Macbet", "Hamlet", "Otelo", entre outras.
  • Alemanha - Jan Van Eyck, autor da tela " O casal Arnolfini", com perfeitos efeitos de simetria, detalhes e cores, representando o real de forma impressionante.
  • Espanha - Miguel de Cervantes, autor de "Dom Quixote de la Mancha"; pintores Velasquez, autor de "As Meninas", e El Greco, autor de "O enterro do Conde de Orgaz".
  • França - Rabelais, autor de "Gargântua", e Montaigne, autor de "Ensaios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário