Os pilares que sustentaram esse movimento foram: liberdade, igualdade e fraternidade.
Para os iluministas, o homem era bom naturalmente, sendo corrompido aos poucos pela sociedade. Os pensadores dessa época acreditavam que se todos vivessem em uma sociedade mais justa, a felicidade seria alcançada facilmente.
Divisão da sociedade francesa durante o Antigo Regime
- Em primeiro vinha o clero - papas, bispos
- Em segundo a nobreza - reis, corte
- Em terceiro os plebeus - camponeses e burgueses
- Espírito crítico do renascimento;
- Falta de liberdade política, econômica e religiosa.
- A desigualdade social, que, regida pela sociedade estamental, contribuía para a perpetuação das tristes condições dos componentes da plebe;
- A insatisfação dos burgueses por não terem as mesmas regalias da nobreza.
- Jean Jacques Rousseau - autor da "Teoria investigativa sobre a origem da desigualdade entre os homens". Nesta obra ele afirma que a propriedade privada é a origem de grane parte dos males que assolam a humanidade. Amadurece a teoria do bom selvagem, onde diz: "Todo homem nasce puro e bom, a sociedade é quem o corrompe."
- Montesquieu - autor de "O espírito das leis", onde propõe a ideia de que o governo seria mais eficiente se fosse dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
- Voltaire - defende a tolerância e deixa isto claro com suas palavras: " Não concordo com uma só palavra que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las."
Nenhum comentário:
Postar um comentário