Anuncio topo

terça-feira, 10 de julho de 2012

Expansão marítima e comercial europeia

Tema constante em provas de vestibulares, entender o que foi a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI é fundamental para entendermos o surgimento do mundo capitalista atual. A expansão marítima e comercial europeia foi a descoberta de novos continentes e o surgimento do mercado mundial, devido ao aumento de regiões produtoras e consumidoras.

Principais fatores que influenciaram a Expansão Marítima:
  • Formação do Estado Nacional e centralização política - Aliança entre rei e a burguesia:
As Grandes Navegações só seriam possíveis com uma centralização do poder político, devido a necessidade de armamentos, navios, homens capacitados e capital financeiro. Com a formação do Estado Nacional, a burguesia fornecia à monarquia o capital necessário para armar os exércitos e centralizar o poder; os reis, por outro lado, ficavam responsáveis pelo desenvolvimento do comércio, satisfazendo os interesses da burguesia.
  • Avanços tecnológicos na arte náutica:
O desenvolvimento da cartografia favoreceu a elaboração de mapas mais exatos, aprimorando os conhecimentos geográficos. Houve o aperfeiçoamento das embarcações, agora mais resistentes para viagens mais longas, como as caravelas e as naus. Outro avanço tecnológico que favoreceu as grandes navegações e a expansão marítima, foi o desenvolvimento de instrumentos náuticos, como a bússola e o astrolábio (determinava altitude e longitude).
  • A procura de especiarias:
Até o século XV, a Itália dominava o Mediterrâneo Oriental. Os mercadores italianos buscavam produtos orientais, em Constantinopla e Alexandria, e os vendiam no mercado europeu por valores muito altos, obtendo bastante lucro. Interessados em quebrar esse monopólio comercial italiano, a burguesia europeia precisava descobrir um novo caminho marítimo até as Índias.
  • Escassez de metais preciosos na Europa:
Houve uma escassez de metais preciosos, devido a grande quantidade de moedas utilizadas para pagamentos de importações pelos países europeus. Era necessário encontrar novas minas fora do continente europeu, já que as minas do mesmo não conseguiam atender a demanda necessária.

2 comentários: